sexta-feira, 29 de agosto de 2008

HOJE É A SERIO


Hoje de manha ao ler um jornal diario,veio-me a mente uma frase que ha um tempo para ca muitos de nós proferimos da boca para fora,"Um dia destes vou roubar para pagar as contas",num País mergulhado,ou direi antes,a afundar-se diariamente,numa crise económica das mais graves que me recordo,( e ja trabalho a 30anos),com um Governo que pactua com quem nos "rouba"diariamente,e vou ja dar um exemplo,a gasolina,quando o preço do crude aumentou,nem nos deixavam respirar,ainda nem tinha fechado a bolsa e ja as nossas estações de serviço ja tinham aumentado o precioso liquido,servia na perfeição ás Petroliferas e ao nosso Governo que arrecada mais de 50% do seu valor em impostos,pena é que agora que esta a baixar a "pressa"não seja a mesma,para que possam comparar,em Espanha,nesta ultima semana de Agosto o preço é de 1.189€ e por cá mantém-se pelos 1.452,(na gasolina sem chumbo 95)ou seja os nossos"hermanos" desceram no mesmo periodo,10,1%,enquanto os "chicos espertos"de cá apenas 4,8%,mas como todos sabemos nós ate temos um ordenado minimo maior e uma qualidade de vida muito superior,por isso é normal que sejamos tratados com esta diferença(isto claro que é ironia,para os mais distraidos.)

Mas voltando ao que me leva hoje a escrever este post,leio a noticia no jornal que nos ultimos meses houve assaltos a bancos efectuados por diversas vezes,habitualmente uma vêz por mês,e efectuado por uma unica pessoa,sem recorrer a violência e muitas vezes a maioria de uma forma educada e ate cordial.

Continuo a ler,e agora sim vem a parte que tem a ver com a frase de inicio,não é que estes "assaltantes",são(nos casos citados)pessoas que ficaram desempregadas,chefes de familia,que nunca tiveram cadastro,(por isso a dificuldade da policia em os capturar),e que o fazem para pagar as contas e para dar de comer aos filhos e mulher.

Que não o fazem para esbanjar o dinheiro,pois como dizia a noticia,uma destas pessoas nunca exibiu sinais exteriores de riqueza e a familia só soube no dia em que foi detido.

Não me cabe a mim estar aqui a defender este tipo de atitude ou a condenar,apenas me parece que o desespero se apoderou de todos nós que trabalhamos uma vida inteira e que de repente nos vimos desempregados(sim,aqui sei bem do que estou a falar),sem oportunidade de arranjar emprego,"simplesmente"porque alguem acha que ja somos "velhos"para o mercado de trabalho,sem nos darem oportunidades de poder trabalhar para poder satisfazer as necessidades mais basicas,ter uma casa,comer,e pagar agua,luz e gas.

De um momento para o outro,(e quem tem filhos melhor do que eu pode avaliar esta situação),saber que não pode dar de comer a quem mais ama,que nem os minimos(que são para mim os referenciados atras:casa,comer,agua,luz e gas) pode pagar,que tudo lhe pode ser retirado por aqueles que á bem pouco tempo atras quase que vinham a casa dar dinheiro(as agencias bancarias),não me parece assim taõ despropositado que se chegue a esta situação de assaltar

para viver.

Ja me passou pela cabeça que em breve os assaltos irão ser feitos em supermercados e mercearias,pois as pessoas não querem dinheiro,querem...comer e dar de comer aos seus.

Não estou de acordo claro com a violência gratuita e que por vezes atinge quem nada tem a ver com a situação,não concordo com o aumento de armas e todas as suas consequências que trazem e que nós estamos a verificar no dia a dia,mas tenho que dizer que o desespero é algo que a todos pode chegar e que por vezes certas situações e contextos,fazem que as pessoas mais improvaveis cometam acções que nunca imaginariam cometer em situações normais.

Por isso não é nada,que depois de se pensar não se possa fazer..."Um dia destes vou roubar para pagar as contas"

33 comentários:

  1. Infelizmente, tens razão!
    Eu cá vez que ligo a Tv e sei que a taxa do empréstimo à habitação voltou a subir fico sem fôlego!
    Só me apetece ir ao banco e perguntar-lhes até onde querem chegar...mas se calhar qd lá chegasse ainda era assaltada...

    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  2. Bem já sabes a minha opinião sobre isto, ainda hoje falámos em Msn...

    Em relação à gasolina é assustador, n só pelo aumento do combustível, mas porque quando este aumenta, tudo o resto aumenta e quando volta a descer, tudo o resto fica na mesma...o crédito habitação é outra coisa que me assusta, parece que cada vez que alguém se lembra de cagar, aumenta o crédito, estou a pensar seriamente em alugar casa, porque está mais barato e n tenho que pagar condomínio, nem contribuições autárquicas, nem esgotos, nem porcaria nenhuma...
    Quem n tem trabalho ou tem o azar de neste momento ficar sem ele, dificilmente o arranjará, quem trabalha dificilmente consegue pagar as coisas básicas necessárias para viver, já nem falo em alguma qualidade de vida, porque isso já é pedir muito...este assunto definitivamente revolta-me.

    Beijinho

    P. S. o que vale é que hoje é Sexta lol.

    ResponderEliminar
  3. Não vas não Desire,porque podes mesmo ser assaltada e eu não te quero ver metida nesses sarilhos,lol.
    Temos de aliviar de alguma forma esta tensão que a vida nos dá,porque senão fico com os poucos cabelos que me restam,lol,ainda mais brancos.


    beijos Magicos

    ResponderEliminar
  4. Podes ter realmente a certeza disso!
    Cada vez mais as pessoas entram em desespero.. Até me custa falar nisto. Lembro-me da vida mais ou menos boa que viviamos no escudo, foi o pior erro de Portugal, viver no euro...

    Enfim... Bom post.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Canuca,pois amiga foste a primeira e unica,lol,pessoa com quem troquei opinião mesmo antes de colocar este assunto,tal como ja disseste,falamos tudo no msn,e claro esta que estou de acordo com o que dizes.
    Mas como finalizas e bem...como sempre,hehehehe,é que hoje é sexta feira.

    beijos gira

    ResponderEliminar
  6. D.Veneno,aqui esta uma das questões que estou de acordo totalmente contigo,com a mania de querer-mos ser Europeus,e não assumir-mos que não tinha-mos capacidade para aderir á moeda unica,tal como fizeram Países muito mais ricos do que nós,deixa-mos que quem lucrou com isso nos enganasse e agora somos Europeus sim,mas na cauda e cada vêz mais perto do 3º Mundo.

    beijos

    ResponderEliminar
  7. É bom ter vinte anos, uma vida pela frente, uma licenciatura por terminar, e um contracto de trabalho prestes a acabar e saber estas coisas... Às vezes pergunto onde raio é que me vou meter.... E ainda se queixam dos jovens ficarem na casa dois pais ate aos 30 anos... Arranjem-nos contractos eectivos bem renumerados, k a gente sai de casa ja hoje!

    ResponderEliminar
  8. Luna,eu sou um optimista por natureza e realista por convicção,acho muito bem que se pense e decida as coisas com base na realidade das coisas,mas tambem com algum sonho ha mistura,tal como dizes ainda és nova para desistir dos sonhos.
    Nada tenho contra em se estar em casa dos pais ate tarde,pois de certeza que ninguem mais do que nós proprios quer a sua independência e o seu espaço,antes tarde e com consciência do que cedo e irresponsavel.
    Bem vida ao meu espaço,volta sempre seras muito bem vinda.

    beijokas :)

    ResponderEliminar
  9. gandalf.......sonhos??? Se eu pudesse saia daki agora... acredita... se ha uma coisa que prezo é espaço e independencia.... mas como a situaçao esta, nao tenhu para onde me virar nem que queira...

    Obrigada pelas saudaçoes =) voltarei sempre k possivel...bjuu

    ResponderEliminar
  10. Gandalf, infelizmente tudo que disseste tm fundamento, no entanto é preferível pedir a roubar.
    Olha amigo, eu não sei onde isto irá parar.
    Beijinhos e esperança que dias melhores venham, embora não me pareça.

    ResponderEliminar
  11. É mesmo Mago este país vai pelas ruas da amargura. Falam do tempo da "ditadura", sim está entre aspas propositadamente, onde eu felizmente vivi e lembro com saudade esse tempo.

    Havia coisas más, óbviamente que sim, mas tantas como hoje, posso garantir que não.

    Nunca antes da abrilada eu tive os problemas que tenho tido. E não falo de agora, falo sim de há 20 anos atrás, onde eu e o meu ex marido, muitas vezes comiamos sandwiches de mortadela, para que n«ao faltasse o bife ou o peixe para as filhas.

    Hoje como sabes vivo numa situação bem semelhante, sem ter ajudas nem quaisquer garantias dadas por este maravilhoso governo...

    É neste país que vivemos, continuo a ter orgulho em ser Portuguesa, mas a continuarmos assim...não sei até quando...

    Beijos Mago

    ResponderEliminar
  12. Pois é amigo Gandalf aqui no Brasil
    as coisas tbm não são muito diferentes dessa não,é complicada
    a coisa sabe.

    Bjaum.

    ResponderEliminar
  13. Pois meu caro, a realidade é dura também aqui no Brasil, acho que até bem pior.
    E tenha um ótimo final de semana, mesmo nessa dura realidade...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Faz todo o sentido e mete medo sim, as pessoas sentem-se deseperadas alarmadas sem conseguir fazer fase as contas e numa atitude desesperada comentem esses crimes, esquecendo-se que serão detidos e a familia ficará então desamparada de verdade e por muito tempo!mau está muito mau!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ai,ai(suspiro)! Então e aqueles que têm que pagar para trabalhar?
    Do tipo dos professores que todos os anos têm k colocar a casa às costas e começar tudo de novo sem qualquer ajudas de custo sem k o nosso querido governo se preocupe se aquele professor até ficava melhor se estivesse 1 pouquinho mais perto de casa.
    Todos anos quando começam as aulas começam tb as despesas a dobrar, casa, alimentação, despesas de deslocação...
    Enfim...
    É o país k temos, eu felizmente estava doente no dia das eleições, não votei no amigo Sócrates...

    Bjs tristonhos

    ResponderEliminar
  16. Já me ocorreu aderir ao programa "NOvas Oportunidades" e ingressar na alta prostituição... tá fodido.


    beijocas

    ResponderEliminar
  17. Se quiseres tens um miminho no meu blog
    Beijos prometidos

    ResponderEliminar
  18. Dá que pensar sim sr. ainda para mais onde a atribuição do rendimento social de inserção e o subsídio de desemprego são atribuídos muitas vezes indevidamente e sem qualquer tipo de fiscalização.

    Estamos a caminhar para uma sociedade onde do nada se passou muito rapidamente a ter acesso a tudo, onde as pessoas perderam hábitos de poupança e se assumem como cada vez mais exigentes (não raras vezes me confronto com famílias altamente endividadas porque de uma assentada uiseram ter casa e carros novos) e onde consequentemente, num contexto de crise, são atirados (e também alguns se põem a jeito) para situações de fragilidade extrema.

    ResponderEliminar
  19. Meu querido Gandalf,

    Estas inquietações têm andado a pulular na minha cabecita faz uns meses! E dou-me como exemplo! A prestação da minha casa em 2 anos passou de 600€ para os 986€!!

    Aqui há tempos a caminho da creche do meu filho em Alvalade,passei pelo Lidl e deparei-me com um grande aparato de policias e curiosos!

    Percebi então que alguém havia sido apanhado a roubar...um saco de batatas! Claro que um roubo é sempre um roubo independentemente do que se rouba! Mas isto apenas traduz que já se rouba para matar a fome!

    Vivemos uma pobreza envergonhada!

    Eu tenho andado a apertar o cinto a ajudar da maneira possivel algumas pessoas...a pobreza ainda é das muitas coisas que me deixam profundamente triste!

    (Obrigada pelo teu "presentinho"! e um beijo grande!)

    ResponderEliminar
  20. Oi Gandalf tenho um meme lá no meu blog passa lá tô repassando p vc tbm,

    Bjaum,
    Jade.

    ResponderEliminar
  21. D.Antonia,que nos resta senão a esperança de dias melhores?Mas tambem não me parece.

    beijos :)

    ResponderEliminar
  22. Cereja,nós ja falamos algumas vezes sobre estes assuntos,por isso não vale a pena dizer muito mais.


    beijokas

    ResponderEliminar
  23. Jade,acredito que as coisas não são muito diferentes...infelizmente para quem trabalha devia ter direito a um pouco de dignidade.

    beijos

    ResponderEliminar
  24. C.Arrocha,pois têm toda a razão,vamos é a aproveitar o fimde semana,que por acaso ate nem foi mau,lol.


    beijos e abraços

    ResponderEliminar
  25. Pearl,infelizmente,o desespero é por vezes inimigo da razão,logo não se pensar por vezes nas verdadeiras consequências de determinados actos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Muitas vezes cabe-me a mim dar essas notícias...Felizmente ainda há dias de Sol para cortar com esta depressão instalada! Sim, porque o Sol ainda é de borla!

    ResponderEliminar
  27. Zabour,pois os professores é desesperante,aquilo a que te referes,mudar de casa e vida quase todos os anos,despesas a dobrar,etc,etc,e no fim ainda a exigência de estarem motivados e prestarem provas do seu desempenho.
    Que bons governantes que temos,a fina flor da Europa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Minerva,e que oportunidades,ja estou escrito ha mais de uma ano e ainda estou ha espera,hehehehe

    beijos

    ResponderEliminar
  29. Desire,linda,ja fui buscar,OBRIGADO. ;)


    Beijinho Magico

    ResponderEliminar
  30. Manuela,claro que muita gente tambem se põe a geito,isso sem duvida,especialmente gente que quer continuara a ter um status social que nada tem a ver com os seus rendimentos,como ainda agora se assiste nas férias ,pessoas a pedirem emprestimos para irem de férias,o que eu acho um absurdo.
    O que me refiro é mesmo a quem quem trabalhar ou a quem trabalha e não tem o suficiente para o minimo,quanto mais para ir de ferias ou o "esbanjar"num simples jantar fora ou ida ao cinema.

    beijos

    ResponderEliminar
  31. 2Cute4You,minha amiga,depois desta tua exposição,que havera mais para ilustrar esta nossa dura realidade?
    Só um aparte,para repararem bem a injustiça da situação,no teu caso,a renda em dois anos aumentou 50%(sim mais de metade),sera que eu ando distraido ou os aumentos nunca passaram de 2%?que claro para ordenados medios(ja nem falo do ordenado minimo,porque é uma anedota),não vai alem de 50€ mensais e tenho a certeza que estou a exagerar.

    beijos amiga

    P.S.O mimo foi um prazer dar-to :)

    ResponderEliminar
  32. Jade,ja la irei ,para poder responder a esse desafio,lol



    beijos bons

    ResponderEliminar
  33. Amigo,
    Estás cheinho de razão, nunca houve em Portugal, tanta gente literalmente amarrada`às dividas aos bancos e às malditas empresas de crédito e aos cartões de creditos dos supermercdos.

    Devia ser proibido, tanta publicidade de crédito fácil, pois se exitem pessoas que se conseguem controlar, outras não e embarcam fácilemente nestas merdas.

    Beijokinhas com saudades

    ResponderEliminar

DEIXEM A VOSSA MARCA NO MEU TRILHO