
"Bom dia","boa tarde","boa noite","obrigado","desculpe"e "com licença",são estas as palavras "Mágicas",que pelos vistos se perderam nas profundezas do tempo e da educação.
Nas minhas recordações ainda retenho os dias em que era normal e ate quase "obrigatório" utilizar algumas destas palavras,senão todas,com quem nos cruzavamos,e ainda me lembro de levar umas palmadas por não cumprimentar as pessoas,envergonhando a minha mãe e passando por mal educado só por não dizer bom dia a vizinhos que não gostava.
Ja mais tarde e ainda fazendo parte das minhas memórias,lembro-me de nas aldeias deste nosso País todas as pessoas que passavam nos cumprimentavam com um sonoro Bom dia,Tarde ou noite consoante a hora claro,sendo nós conhecidos ou não.
Não ha muitos anos,por questões profissionais,deabulei por este País durante 17 anos visitando varias farmacias,passando e conhecendo sitios que para sempre vão ficar na minha memória e recordação,mas o que mais retenho deles é a simpatia e a educação com que as gentes desses lugares me receberam,nunca faltando essa "Magia",das palavras acima mencionadas.
Claro que tudo isto tem um proposito,que é o sentir de á uns tempos para cá,(e nem sequer é um mal só das novas gerações,pois pessoas da minha idade e mais velhos parece que foram contagiados por essa "doença"),e particularmente nos grandes centros,parece que uma "nuvem de amenésia" se instalou por cima da grande maioria das pessoas que as leva a esquecer as normas basicas,ja nem digo da educação,mas pelo menos da convivência entre seres humanos.
Tenho sentido no meu dia a dia,e especialmente a nivel profissional,que a mera saudação foi "trocada",pela pergunta directa,como se apenas uma pessoa ali estivesse para satisfazer e resolver as pequenas duvidas que assombram as suas vidas naquele momento,ja ninguem se dá ao trabalho de pedir licença para passar se alguem esta no seu caminho,trocando essa norma pelo vulgar empurrão e ai de quem tenha a infeliz ideia de fazer um reparo na atitude de falta de educação.
Pois é ja tenho tido algumas trocas de palavras com tais pessoas,porque uma das coisas que me tira do sério é a falta de respeito e de educação pelo próximo,e atençao que não estou a falar em bajulação ou servilismo que em todas as vertentes repudio.
Não me quero alongar no tema,apenas quero ter a vossa opinião e sensibilidade para este "pormenor",e deixar aqui mais um problema do dia a dia,pois como é habito "nesta casa",o seu conteudo é feito de pequenas coisas que vivemos,de sentimentos,de risos,de erotismo e sexo,de lagrimas e de dor,e de tudo o que nos acompanha diariamente,sejam coisas sérias ou futeis,importantes ou ligeiras,mas acima de tudo sinceras e verdadeiras.