terça-feira, 14 de outubro de 2008

PALAVRAS MAGIAS




"Bom dia","boa tarde","boa noite","obrigado","desculpe"e "com licença",são estas as palavras "Mágicas",que pelos vistos se perderam nas profundezas do tempo e da educação.

Nas minhas recordações ainda retenho os dias em que era normal e ate quase "obrigatório" utilizar algumas destas palavras,senão todas,com quem nos cruzavamos,e ainda me lembro de levar umas palmadas por não cumprimentar as pessoas,envergonhando a minha mãe e passando por mal educado só por não dizer bom dia a vizinhos que não gostava.

Ja mais tarde e ainda fazendo parte das minhas memórias,lembro-me de nas aldeias deste nosso País todas as pessoas que passavam nos cumprimentavam com um sonoro Bom dia,Tarde ou noite consoante a hora claro,sendo nós conhecidos ou não.

Não ha muitos anos,por questões profissionais,deabulei por este País durante 17 anos visitando varias farmacias,passando e conhecendo sitios que para sempre vão ficar na minha memória e recordação,mas o que mais retenho deles é a simpatia e a educação com que as gentes desses lugares me receberam,nunca faltando essa "Magia",das palavras acima mencionadas.

Claro que tudo isto tem um proposito,que é o sentir de á uns tempos para cá,(e nem sequer é um mal só das novas gerações,pois pessoas da minha idade e mais velhos parece que foram contagiados por essa "doença"),e particularmente nos grandes centros,parece que uma "nuvem de amenésia" se instalou por cima da grande maioria das pessoas que as leva a esquecer as normas basicas,ja nem digo da educação,mas pelo menos da convivência entre seres humanos.

Tenho sentido no meu dia a dia,e especialmente a nivel profissional,que a mera saudação foi "trocada",pela pergunta directa,como se apenas uma pessoa ali estivesse para satisfazer e resolver as pequenas duvidas que assombram as suas vidas naquele momento,ja ninguem se dá ao trabalho de pedir licença para passar se alguem esta no seu caminho,trocando essa norma pelo vulgar empurrão e ai de quem tenha a infeliz ideia de fazer um reparo na atitude de falta de educação.

Pois é ja tenho tido algumas trocas de palavras com tais pessoas,porque uma das coisas que me tira do sério é a falta de respeito e de educação pelo próximo,e atençao que não estou a falar em bajulação ou servilismo que em todas as vertentes repudio.

Não me quero alongar no tema,apenas quero ter a vossa opinião e sensibilidade para este "pormenor",e deixar aqui mais um problema do dia a dia,pois como é habito "nesta casa",o seu conteudo é feito de pequenas coisas que vivemos,de sentimentos,de risos,de erotismo e sexo,de lagrimas e de dor,e de tudo o que nos acompanha diariamente,sejam coisas sérias ou futeis,importantes ou ligeiras,mas acima de tudo sinceras e verdadeiras.





34 comentários:

  1. Ola Amigo


    Estou completamente de acordo contigo, é deploravel o estado a que se chegou.
    Como lido com muitas pessoas de varias idades, partilho contigo essa "dor" de ver que se perdeu o Respeito e boa Educação.
    Mas uma coisa eu sei, que podemos tentar corigir isso chamando sempre á razão quem não o faz, muitas vezes não que não tenham educação mas porque não lhe foram incutidos esses habitos que tambem ficam a quem os usa.

    A boa educação e o simples gesto cabem em qualquer lugar, e até cá nos blogs me farto de dizer isso mas isso é outro asunto.

    Tenho dito!!!


    Abraço Gandalf



    Fênix

    ResponderEliminar
  2. Ao longo dos tempos foram-se perdendo alguns valores, agora existem outros lol...se há coisa que me chateia é...cumprimentar alguém com um simples Bom Dia na entrada do elevador e n ter qualquer resposta...enfim, eu como sou teimosa, continuo a ser bem educadinha ;).

    Beijinhos...obrigada, com licença e bem haja ;) lol

    ResponderEliminar
  3. Estou inteiramente de acordo, ainda um dia destes entrei no autocarro e disse bom dia ao motorista uma vez que que lhe mostrei o passe achei normal tb dizer bom dia ao sr, mas devo ser um caso tao raro que o sr sorriu e ficou meio aparvalhado a olhar para mim.

    Acho que não custa nada dizer bom dia, tarde ou noite, obrigada, e por ai fora, é uma questão de educação, que nos tempos que correm é cada vez mais raro de se ouvir, e não me refiro as gerações mais novas q essas ate o dizem, se não sempre com alguma frequencia, mas a minha geração parece se ter esquecido da educação.

    No fundo´acho que é o reflexo do nosso mundo de hj, onde cada um olha apenas e só para o seu umbigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Onde moro felizmente (numa aldeia)ainda se vive assim, olá bom dia! boa tarde!... e é tão bom que não troco por nada deste mundo a minha terrinha!!!
    Até o Príncipe se adaptou às mil maravilhas...
    Penso que isso acontece não só por as pessoas se conhecerem mas também porque acaba por ser um meio pequeno onde as pessoas se VÊEM com olhos de ver, o que não acontece nos grandes meios, em que as pessoas apenas PASSAM umas pelas outras!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. ah eu cá digo sempre bom dia, boa tarde ou boa noite...deve ser por morar no interior...qd vou à aldeia...repito isto canhentas xs...
    :)

    Digo sempre obrigada ou no caso de me agradecerem respondo smp...obrigada eu e por favor...
    :)
    concordo ctg...mas se fores a Paris, por ex..., estão sempre com essas palavras na boca

    kissinhossssss

    ResponderEliminar
  6. Pois, certas coisas perdem-se o que no caso é uma pena, no dia a dia sou educada e mesmo sem resposta muitas vezes digo bom dia e obrigado, por uma questão de delicadeza e também por assim fui educada, é uma pena que certos valores se foram.;P

    Beijo mago

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, como está?
    Dá-me licença de comentar o seu post?Pois, muito agradecida!Olhe, sabe é que as inquietudes desta nove geração ( e não só) partilham da ideia que essas ditas palavras são desnecessárias, mas eu cá continuo a usá-las e com um belo sorriso em cima. No outro dia lá na escolinha, uma melga k tem a mania, teve o descaramento de dizer que as professoras mais novas já não tinham o hábito de cumprimentar qd chegavam. Isto vindo de uma pessoa k chega e nem um sorriso dá é um bocado anedótico,não achas?
    Então, muito boa tarde, boa continuação e espero lê-lo em breve. Foi um prazer partilhar este bocadinho consigo ;o)

    Cumprimentos cordiais, da menina Zabour....

    ResponderEliminar
  8. Verdade verdadinha.
    Olha que eu já falei sobre isso e ensino-lhes isso todos os dias.
    Enfim.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Eu ainda sou do tempo... (onde raio ouvi eu isto), em que para me levantar da mesa de jantar, tinha que pedir licença.

    Mas tens toda a razão Mago lindo, as palavras tais como os valores, foram-se perdendo no tempo. Por isso nós, os bem educados, já somos quase animais em vias de extinção...

    Beijinhos e obrigada pelo post

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o que dizem, MAS.... reparem nos vossos comentários.
    Seremos apenas nós os donos desta verdade ou seremos também nós, com algumas das nossas acções diárias, os contribuintes deste tipo de situações?

    Pensem: quantas pessoas daquelas q nem conhecemos de lado nenhum passaram por nós (vocês+euzinha) sem soletrar um mero "bom dia!" . No entanto é quase certo que se essa pessoa nos tivesse cumprimentado teriamos de certeza retribuido. Verdade?
    Agora pensem... nas aldeias é um habito o Bom dia/tarde/noite e até é quase certo que ninguém passa sem estas palavritas... será que qd vamos à aldeia cumprimentamos todos que nos passam à frente??

    É certo que tal como vocês faz-me muita confusão certo tipo de atitudes da sociedade actual, mas para quem vive numa cidade com alguma dimensão é impossivel cumprimentar todos os que por nós passam...

    A mim, o que mais me admira (na parte dos cumprimentos) são os nossos vizinhos.... chego ao ponto de pensar "quem eu vi é o vizinho ou o ladrão?"

    Sou menina de cidade grande mas até há poucos anos atrás vivi numa "aldeia" no centro da cidade... A mudança não foi fácil porque eu gostava de conhecer toda a gente lá da rua e dos quarteirões mais proximos

    Mas a vida é mesmo assim!!!

    "desculpe", "ccom licença" e " obrigado" tb faz parte do meu vocabulario diario, mas meus amigos qd levou encontrões de pessoas mal educadas (lá pensam que a rua é toda delas e os outros q se afastem) ai que se me cai a mascara da boa educação e já me tenho mantido firme e hirta e o choque não é simpático. Ficam a olhar para mim com cara de maus? ficam... mas quero q se fodam... se não sabem andar na rua, então que se deixem ficar em casa

    Há uma coisa que reparo no meu dia-a-dia profissional onde contacto com pessoas de todo o país; no Norte, mesmo em cidades maiores, esta falta de proximidade e maneiras não é tão notória

    ResponderEliminar
  11. Está certíssimo!
    É uma pena ver a desvalorização de valores crescendo a cada dia!
    Beijos...

    ResponderEliminar
  12. Maguinho,

    O curioso desta questão é que se fosse feito um inquérito nacional, acredito que quase 100% das pessoas iriam dizer que estão de acordo e que normalmente cumprimentam os outros, etc, etc..... Mas na verdade é MENTIRA... Porque como muito bem disseste, e principalmente nas grandes cidades nada destas "regras" da boa educação se verificam.

    Como sabes eu sempre vivi na cidade, mas agora estou a viver num meio pequeno na "provincia", e é como muitos dos nossos amiguos já disseram, as pessoas vão á padaria e dizem bom dia para TODA a gente que lá está, assim acontece no minisuper, na farmácia, etc. E mais, curioso, outro dia fui levar o filho á escola, e o acesso é feito por uma rua estreita, em que se têm carros estacionados, só passa um carro de cada vez, como eu encostei para dar passagem ao carro que vinha no sentido contrário, o Senhor, agradeceu-me com um aceno de mão!!!

    Acho que nunca me aconteceu nada disto em muitos anos.

    E posto isto, que tenho de ir trabalhar.... BONS DIAS PARA TODOS

    E uma beijoka especial para ti Maguinho

    ResponderEliminar
  13. Fênix,amigo,partilhamos a mesma ideia,tambem acho que a educação cabe em qualquer lugar,infelizmente ha quem ache "natural"este estado de coisas.

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  14. Canuca,somos dois,ja tive algumas picardias porque parecem que são mudos,lol
    Tem toda a lincença e não precisa de pedir desculpa é um prazer receber a Diva,hehehe

    beijinhos Diva

    ResponderEliminar
  15. Minhoca infelizmente é verdade,as pessoas até ficam espantadas quando somos..bem educados,lol
    E tambem estou muito de acordo quando dizes que um dos problemas é que cada vêz olhamos mais para o nosso umbigo(embora haja alguns bem sexys,lool).

    beijokas miga

    ResponderEliminar
  16. Princesa,que "inveja",no bom sentido claro,tenho de vocês,lool,ando á uns tempos tambem pensar mudar-me para um sitio assim,para alem da qualidade de vida que se ganha,tem tudo a ver comigo e da forma como eu gosto de me relacionar nesta vida.

    beijinho Linda

    ResponderEliminar
  17. Bombocaa,por expriência propria sei bem que na zona que vives é mesmo assim,não custa dinheiro,não doi e é muito agradavel cumprimentar e ser retribuido sem parecer que se é um ET,lol

    beijokinhas

    ResponderEliminar
  18. Na aldeia dos avós "bom dia, boa tarde, boa noite e até amanha se deus quiser" é OBRIGATÓRIO!

    Quando venho de lá até me dou por conta a dize-lo a quem passa eheheh

    Acho q se está a perder um pouco a educação...sp q vou a uma loja, café e afins digo sp obrigada qd me dão as compras ou o troco! coisa rara esta minha...habitos da aldeia...

    Detesto qd alguém têm de passar colado a mim, sem me pedir licença!

    Mas se ñ habituamos as novas gerações a ter esta "educação", eles tb não aprendem sozinhos...

    Un Bisou

    ResponderEliminar
  19. Vita minha querida e que diferente era nos nossos bairros no inicio e nos chamados quintais ,onde viviam varias familias,como tu bem sabes,talvez por isso,mas não só,este meu desabafo,as saudades da são convivência e da educação que ia da Varina ao dtrª,agora a Varina continua a ser educada,o Dtrº,é que ja nem por isso pois acha-se superior a quem,para ele trabalha e sem os quais nunca seria ninguem,mas isso é mais uma converssa para ter numa outra altura por aqui.

    beijinhos Ternura

    ResponderEliminar
  20. Zabour,minha querida e doce amiga,tenha o á vontade para comentar sempre que queira e lhe agrade.
    Pois estou bem de acordo contigo,o mais ridiculo é que as pessoas que têm diariamente essa atitude quando por acaso alguem não segue as regras,por distração,para alem de darem logo por isso ainda criticam como se elas fossem o exemplo diario das boas maneiras,enfim...
    Obrigado por ter feito a gentileza de compartilhar a sua opinião com quem me lê e comigo proprio,espero que volte sempre e se sinta em casa.

    Os meus melhores cumprimentos

    Um seu criado Magico ;o)

    ResponderEliminar
  21. D.Antónia,que saudades que eu ttinha das suas palavras querida amiga,hehehe.
    Menos trabalho?menos stress?ou tenho que ir ai bater neles?lool.
    Agora a sério,acho que essa é uma das principais funções de quem educa,o cultivar as regras e os conceitos da conviência entre as pessoas na base de uma educação saudavel e normal.

    beijinhos linda e adorei a tua visita

    ResponderEliminar
  22. Tens toda a razão Cereja,também ainda sou desse tempo,lool.
    E não seremos extintos te garanto olha que eu faço por isso começando em quem me rodeia e quem esta mais perto,como exemplo a minha afilhada/sobrinha,que é obrigatorio nunca se esquecer das palavras magicas,sem as quais nada consegue,lol.

    beijokas loura

    ResponderEliminar
  23. Anonima,depois de te ler com muita atenção,e estar de acordo com o que dizes apenas duas pequenas coisinhas.
    Claro que não falo a toda a gente que se cruza comigo,vivo nos suburbios de Lisboa e isso não seria "normal"no contexto que se vive na cidade,por isso falo a quem conheço ou se entro num local publico tenho sempre o cuidado de antes de pedir algo saudar a pessoa que me atende com uma bom dia/tarde ou noite,o que ja não vejo muita gente fazer.
    Ja na aldeia e porque vou visitar uma todos os anos,que é o local onde nasceu a minha mãe,ja é "naturalissimo",saudar qualquer pessoa que por mim passe,sem que seja olhado como maluquinho ou que me estou a meter com alguém,antes pelo contrario é sinal de boa educação e saudavel convivio,ai sim,cumprimento toda a gente que comigo se cruza,e sabes?sinto-me muito bem comigo e com os outros,é neste tipo de sociedade que eu quero estar inserido e viver.
    Gostei imenso que tenhas visitado aqui o cantinho,volta sempre,e se puderes da proxima deixa um nome ou um nick,sempre se pode relacionar a pessoa,(mesmo quando usa um nick);anonimo deixa-me sempre um vazio :o)

    bjs

    ResponderEliminar
  24. C.Arrocha,infelizmente desaparecem e desvalorizam-se os bons habitos e costumes e cada vez mais se faz a apologia dos maus.

    beijos e abraços amigos

    ResponderEliminar
  25. Tu minha querida Formiguinha,agora que estas ai num sitio assim mais pequeno e acolhedor,sabes bem ver as diferenças enormes que existem no dia a dia das pessoas e em coisas tão simples como o vulgar cumprimentar quando se entra em algum local publico.
    Todo ja foi dito,por isso vou-te deixar trabalhar linda.

    Beijinhos doces para Ti

    ResponderEliminar
  26. Vicio,e que boa obrigatoriedade é as pessoas assim procederem com quem vive a sua volta.
    Talvez por isso nunca se falava tanto em solidão e em abandono,á anos atras,hoje cada um vivendo fechado na sua casa e sem o vizinho que lhe dava os bons dias a solidão acaba por se apoderar de todos nos e nos fazer egoistas e pouco solidarios.
    Bem vinda a este espaço,volta sempre porque é um prazer receber-te.

    beijos

    ResponderEliminar
  27. Sabes que tenho a sensação de que essas palavras se perderem no silêncio mais por estes lados de Lisboa...creio que no norte não será assim tão notório ou então é ideia minha.
    Mas na generalidade, é como dizes... resultado de um descontentamento generalizado...
    That's Life, my Friend...
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  28. Sheliak,estou de acordo contigo amigo,acho tambem que é mais uma "má" evolução da Capital,sou da tua opinião no Norte não se nota tanto este egoismo pessoal.

    Um abraço :o)

    ResponderEliminar
  29. para q não fique o vazio dos anonimos e porque os nickname nada me dizem ... sou R

    bj

    ResponderEliminar
  30. Obrigado R,sempre fica algo teu ;o)

    bjs

    ResponderEliminar
  31. e pronto, ca estou eu na cusca...

    estas palavras sao usadas e abusadas por mim no meu dia a dia, seja na aldeia onde moro, seja em lisboa...

    nisso sou diferente de ti gandalf... eu embora va a lisboa com bastante frekencia, falo a toda a gente... podem achar k eu sou meio doida, mas a verdade é k nao se enganam muito!! ehehe

    fui educada a falar a toda a gente, e recuso-me a perder esse habito...

    é claro k nao vou em lx na rua a cumprimentar toda a gente, mas se os olhares se cruzarem... sai um bom dia ou boa tarde k nao faz mal a ninguem!!

    desculpa vir meter o bedelho... mas nunca visito um blog k nao o comente

    vou dar uma volta...ate jazz

    ResponderEliminar
  32. Fazes muito bem e esta a vontade para comentar é um prazer receber-te por aqui.
    Espero que te divirtas por aqui.

    ResponderEliminar
  33. bgda!!

    nao te admires k eu comente um post de 1896!!! as x da-me para fazer dos blogs, livros!!!

    ehehehehe

    ResponderEliminar
  34. Tronxa..estas a vontade,para ficares com este blog como livro de cabeceira,lol

    beijos ;o)

    ResponderEliminar

DEIXEM A VOSSA MARCA NO MEU TRILHO