sexta-feira, 4 de abril de 2014

ENERGÚMENOS QUE HABITAM O NOSSO MUNDO

ENERGÚMERO-Indivíduo que possui um comportamento descontrolado; que se descontrola por excesso de paixão; desatinado. 
Figurado. Informal. Sujeito sem conhecimento; imbecil. 



Como sabem ontem perdi alguém que me era muito querido,num caso de violência domestica,a minha capacidade de incompreensão para este tipo de casos deixa-me frustrado e revoltado,não compreendo,não entendo,não percebo.

Que amor é este que em vez de cuidar e de proteger,espanca e mata,que gente é esta que não conhece a palavra "Não",ou "Acabou",que gente é esta que não sabe perder,que não sabe que as pessoas não são sua pose ou meros objectos que apenas devem servir os seus mais obscuros desejos,as suas frustrações ou falta de amor próprio,nas suas miseráveis vidas.Que egos existem dentro destes miseráveis seres para tirarem uma vida apenas porque a outra pessoa deixou de os "venerar" como acham que merecem.Que dejectos humanos são estes que acham que a sua vida é mais importante que outra qualquer,que sem qualquer tipo de remorso ou culpa,tiram.
Sempre desprezei quem não sabe pela força das palavras e da razão,provar o que pensa,abominei sempre quem recorre a violência para impor as suas ideias ou opiniões,muito mais quando o faz em pessoas mais fracas fisicamente ou que sabe que não se podem defender,fisicamente ou mesmo por incapacidade monetária ou mental.
Sempre desprezei quem faz da chantagem,seja ela qual for,o meio de conseguir os seus intentos ou conseguir atingir a satisfação da sua mente retorcida.
Mas ontem odiei,foi um sentimento novo,algo que nunca tinha sentido,sempre achei que o desprezo era a arma mais forte e a única que mereciam este tipo de seres desprezíveis.
Afinal não,pensar e mudar de opinião é algo que só pessoas inteligentes e humildes podem e sabem fazer,ontem odiei quem por mero capricho doentio,frustração de não ser correspondido nesse sentimento(não lhe posso chamar amor,nem que seja doentio)pôs fim a vida de um ser que apenas queria e desejava ser feliz,que a sua volta tornava a vida de quem a  conhecia mais alegre,que tinha um sorriso para todos os que com ela se cruzavam,que duramente trabalhava para dar uma vida honesta e saudável aos seus três filhos e enteada,que esse energúmeno num único gesto desfez todos os sonhos,dando cabo da vida de 5 pessoas,directamente,fora a família e amigos,SÓ porque o seu ego se encontrava ferido na sua masculinidade,matou-se ele a seguir,ja que antes,seria o mais saudável para a humanidade,poderá questionar quem me lê?Claro que não,este tipo de ser,não se acha errado na sua concepção de vida,são os outros que nasceram para o servir e venerar que estão errados,logo a mais na equação de universo onde é senhor absoluto.
Pois também mudei de opinião em relação a pena de morte,ja ha um tempo,ouvindo as noticias de pedofilia e de abusos de menores,me tinha questionado o que faria se alguém tivesse esse comportamento com as minhas sobrinhas,e cheguei a conclusão fria e dura que tudo faria para fazer justiça pelas minhas mãos,como acredito que qualquer pai/ou mãe,teria essa vontade se o caso fosse por si decidido,mas como no devemos fazer justiça pelas nossas mãos,dizem....teremos de solucionar o problema destas criaturas que não sabem viver em sociedade,nem em respeito por o outro,pedófilos,abusadores de crianças,violadores,criminosos de violência domestica e mais uns quantos.
Prende-los,continuarmos a alimenta-los,dar-lhes como se diz "cama e roupa lavada",não me parece grande castigo para quem por mero capricho tira uma vida ou mais e destrói mais umas quantas,sendo ao fim de alguns anos,devolvido a sociedade como miraculosamente castigado e recuperado para o Mundo,pois não me parece nada justo.
Sendo eu uma pessoa tão moderada e equilibrada,parecem estranhas estas palavras vindas de mim...não são,estou cansado de tentar perceber estas mentes miseráveis,de conviver no dia a dia com este tipo de seres,mesmo não sabendo quem são mas que existem por ai,nas ruas,nos cafés,no prédio ao lado,e por mais esforço que faça para os perceber,pois entender ou justificar,NUNCA me será possível,chego a conclusão que o Mundo,a Sociedade e cada um de nós,estaria muito melhor se houvessem penas exemplares,nunca foi a favor do poder do medo,mas admito que nestes casos poderia e devia dar resultado.Quem não esta a par do que se passa com as violações individuais ou em grupo na India,onde a lei não se cumpre ou é inexistente e,(desculpem a expressão),é quase que visto por grande numero destes seres imundos com "normal" em que a culpa é da Mulher porque se veste de maneira  "provocante" a qual aqueles dejectos não conseguem resistir.
Sim,afinal a pena de morte é um meio válido para este tipo de casos,esta classe de seres,que tudo domina pelo medo e que faz de si próprio o centro onde tudo devia gravitar,a bem ou a mal,que seja também a mal que nos façamos entender,defender,e acima de tudo respeitar para que possamos ser livres de viver a vida que escolhemos,sem medos sem tirania e acima de tudo que não se perca nem mais uma vida,nem mais um sonho,ás suas mãos,não deixemos os seus caprichos destruir as nossas vidas e as vidas de quem amamos.  
Hoje saiu de dentro de mim tudo o que escrevi,veio com a revolta,com o desprezo e com o ódio que acumulei nestas longas horas,por me sentir impotente em salvar quem precisava,não quero imaginar que um dia possa perder outra vida,não quero que quem gosto possa ter de se sentir assim,perder também alguém,porque a dor é imensa......sempre que alguém que amamos parte o é,mas quando esse alguém nos é tirado por outro de uma forma violenta,(era uma dor que felizmente nunca tinha passado),mas que é tão ou mais dolorosa que a de quem parte por razões naturais.
Afinal como eu disse a 5 anos atrás,este blog é o meu escape,e hoje foi,sinto-me vazio,deitei cá para fora tudo o que me vai na alma,posso seguir em frente.
Se alguém me ler,que perceba que isto foi a minha maneira de lidar com a dor,dizendo tudo o que estava dentro de mim,e que agora posso voltar a ter um pouco de paz .

Jose Carlos
         

17 comentários:

  1. Em primeiro lugar, deixa-me dizer o quanto lamento a morte da pessoa de quem falas.
    E o quanto lamento a morte e o sofrimento de outras tantas pessoas, que vivem situações dramáticas dentro da própria casa, e por quem ninguém ou quase ninguém faz nada. A cada passo se fala, se comenta, se analisa, em programas de tv, em telejornais, etc...a questão da violência doméstica, mas, na prática, está a ser feito algo para a combater? Infelizmente, basta ver a quantidade de casos em que a vítima faz queixa(s), até ao dia, em que a vida lhe é tirada de forma totalmente cobarde, para perceber que se existe apoio, é muito pouco e manifestamente insuficiente!

    Concordo absolutamente contigo, quando referes que a violência é algo abominável. É-o, de facto. Mas, digo-te com sinceridade, sou mãe, e se de hoje para amanhã tivesse conhecimento de alguma situação de abuso (também falaste na questão da pedofilia) para com os meus filhos, eu provavelmente não esperaria pela justiça dos tribunais, que a meu ver, parece-me por norma muito branda e justamente com quem deveria ser mais pesada!
    Há crimes que não têm perdão, ponto final.

    Deixo-te um beijo especial, neste dia que te sei triste.
    Lamento, mais uma vez, profundamente a situação.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente a Justiça e demasiado branda em casos como os que referi,por isso a nossa opinião coincidir no que a NOSSA justiça deviamos aplicar :)
      Obrigado pelas tuas palavras e acima de tudo pelo carinho.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Deixo-te um beijo grande e um abraço bem apertado porque qualquer palavra que escreva não será suficiente expressar a tristeza e revolta que este tipo de situações me provoca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram ambos,o teu beijo e abraço,muito bem vindos,acarinhados e sentidos por mim.
      Ha alturas que as palavras não exprimem com verdade o que sentimos,esta sera certamente uma dessas alturas.
      Obrigado por mais uma vez estares aqui,quando os amigos são tão necessarios.

      Um beijo enorme amiga MissM

      Eliminar
  3. Quem ama não bate, não obriga, não maltrata fisicamente e psicologicamente.
    Essas pessoas são cobardes que usam do poder físico para exercer o terror na vida de outros.
    Lamento muito que tenhas perdido uma amiga pelas piores razões.
    Tens todo o direito de sentir ódio, raiva e tantos sentimentos escuros.
    Só faz de ti um ser humano.
    Um beijo grande :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sempre minha querida amiga,as tuas palavras são a luz que me ilumina mesmo nos momentos escuros,só alguem que gosta de mim pode aceitar o meu lado "negro" e ver nele a verdadeira essência de qualquer ser VERDADEIRAMENTE humano,que não pode aceitar injustiças,como sei que tu tambem o és minha doce amiga.

      Um beijo com muito carinho

      Eliminar
  4. Lamento Meu amigo...
    este mundo decididamente não é justo...

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é de certeza Ártemis,mas ja que vivemos nele lutar sempre por o melhorar,uma luta quase inglória,mas se salvarmos uma vida que seja,ja mereceu a pena viver nele.

      Um beijo

      Eliminar
  5. Um beijo por teres perdido uma amiga. É uma tristeza. Estamos no século XXI e estas coisas ainda acontecem... Lamento sinceramente pela tua amiga. Percebo muito bem a tua revolta e desejo de justiça
    É facto que, pelo menos hoje em dia, estas situações são divulgadas e cada vez mais efectivamente condenadas. Há 30 anos ainda reinava a máxima "entre marido e mulher não se mete a colher". A violencia domésica era um tabu e reinava a impunidade para os agressores.
    Agora é bem diferente.
    No entanto, nada, mas nada, justifica a violencia do mais forte sobre o mais fraco. É e sempre será um ato de pura cobardia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é querida amiga,felizmente muita coisa mudou,menos a mentalidade de certos animais(desculpem os animais),e a justiça,que embora seja já um crime enquadrado no nosso codigo penal,continua a ser visto como quase "menor" e a demorar efectivamente a policia a agir no caso das denuncias e na protecção da vitima,e claro,até o crime acontecer as medidas preventivas ou de restrição quanto ao acesso a vitima são,uma piada de muito mau gosto.

      Beijinho amiga

      Eliminar
  6. Hoje não consigo sair do seu cantinho sem lhe dizer, e sem falsos pretensiosismos, que infelizmente conheço a sua dor, a dor da partida cruel e desumana. Que esta se manifesta sim, na raiva, na revolta, na desilusão, na impotencia de nada ser possivel fazer, mas essencialmente no profundo ódio, por quem tão bem apelida de dejecto humano...
    Exorcizar a dor será o inicio do luto, e no fundo a nossa homenagem, a quem tão vilmente foi privado de viver...
    Um beijo, para si...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas suas palavras,infelizmente não serei o único a sentir e conhecer esta dor,tal como bem diz.Foi bom ter comentado,fez-me bem lê-la.

      Um beijo

      Eliminar
    2. Também me fez bem comentar.....obrigada.

      Eliminar
    3. Obrigado eu pela sua presença,espero que volte sempre que deseje,que seja por melhores motivos,e que pelo menos possa sair daqui com um sorriso,sera essa a minha recompensa pela sua visita.

      Eliminar
  7. Infelizmente a vida é dura, e cruel... Custa entrar aqui e ver que há coisas que não deveriam mesmo existir.

    Deixo-te aqui um beijo amigo!
    :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom ter-te de volta,infelizmente este não seria o melhor poste para te dar as boas vindas.

      Um beijo amiga

      Eliminar
  8. Andei longe da blogosfera nestas últimas semanas, hoje li-te, e não queria acreditar no que lia... Felizmente, nunca fui vítima de violência doméstica, mas é um tema que me deixa completamente alterada. Imaginar alguém que eu amo ser maltratado, seria para mim uma revolta muito grande. E acredita, que num caso destes, não saberia muito bem como reagir. Acho que me passava literalmente da cabeça...

    Partilho a tua dor. Coragem! E coragem para todos aqueles que passam por isso. Por favor, não se deixem abater dessa maneira. Denunciem...


    Beijo

    ResponderEliminar

DEIXEM A VOSSA MARCA NO MEU TRILHO