sábado, 12 de julho de 2008

DISTANCIAS




Estava aqui a pensar que todas as ultimas pessoas que me disseram ou dizem alguma coisa,estão longe de mim,separadas por kms de estrada,em cidades ou locais deste Portugal,afinal tão pequeno.


Claro que a internet e os telemoveis fazem com que estejamos sempre "presentes",mas falta a parte fisica,o olhar o toque,o carinho dos gestos e das emoções.


Sempre tive uma "tendência"para me ligar a pessoas longe do sitio que moro,ao principio não iam mais longe que o Barreiro e Almada,(o que não era muito problematico,apenas tinha de apanhar o comboio o barco e andar a pé,claro que nessa altura não tinha ainda carta,lol)mas tal como o passar dos anos,tambem me fui ligando a pessoas cada vez mais longe na distancia a percorrer.


Por vezes,(muitas),penso nas boas relações que perdi ou que não soube"alimentar"devido a esa mesma distancia.


Claro que todos,os poucos,momentos que estive com essas pessoas,foram vividos com uma intensidade diferente,em que o tempo era pouco para apreciar as coisas boas de cada um,não havendo nem tempo,nem espaço,para as coisas menos boas ,sera isso uma vantagem?talvez,mas acho que não é so.


Nas grandes cidades em que vivemos estamos tão ocupados com o nosso emprego,com as filas nos transportes,com as contas,e com o status social,para alem de termos sempre a "flor da pele"uma eterna desconfiança em quem nos rodeia que mal temos tempo para apreciar o que nos rodeia,não é isso que nos leva,na maioria dos casos,a procurar locais de ferias calmos e sossegados?


Por motivos profissionais,durante largos anos tive a felicidade(agora acho isso) de estar fora semanas inteiras por este nosso País,e confirmei o que ja pensava,em tantas vilas,aldeias e ate pequenas cidades que a chamada qualidade de vida é enorme,que ha tempo para apreciar o que nos rodeia,ha tempo para falar com quem não conhecê-mos,ha tempo para no fim do dia de trabalho,parar uns minutos numa esplanada e beber um copo antes do jantar e converssar com o "vizinho" desconhecido,sem reservas ou desconfiança.


Ha tempo sobretudo para viver sem correrias,tenho um amigo meu que vive num destes locais,e um dia ao estar a passar la um fim de semana,diz-me ele numa fila que estava parada ha menos de 5m e não tinha mais de 6 carros,"Hoje esta um transito lixado",ainda pensei que estava a gozar comigo,mas não era mesmo a serio,lol.


Tambem por esses locais conheci pessoas que me atrairam e me deram muito(mesmo sem saberem) de felicidade e de uma visão da VIDA que nunca vou esquecer.


Neste momento tenho um sonho,(e como gosto de transformar o sonho em realidade,espero la chegar),é sair de Lisboa,ir viver a 200kms daqui,para uma aldeia que sempre conheci,pena é que a grande dificuldade esteja na falta de emprego,pois ha varios anos que tento la arranjar trabalho e não consigo,ate porque infelizmente,os jovens ou o pessoal da minha geração que la vivem,voltaram a ter de emigrar.


Serviu esta divagação para compartilhar com os "amigos" que aqui passam,virtuais ou não,as minhas emoções,ideias e sonhos,como faria se fosse possivel ao fim do dia com vocês numa esplanada de um local qualquer deste nosso País,entre umas cervejas e uns tremoços.






8 comentários:

  1. Como eu entendo o teu amigo,tb me irritam as filas, essas mesmas de 5 ou 6 carros, quanto a conduzir em Lisboa, esquece lá isso, morria de ataque cardiaco assim que passasse a ponte.As tais imperiais e os tremoços, esses arranjam-se sempre, o pior é nem sempre haver companhia,por mais pequenas que sejam as cidades são sempre cidades, um dia também espero voltar ás minhas origens, para um sitio bem mais pequeno e calmo que este e onde o relógio anda bem mais devagar.
    Beijinhos amigo,mesmo longe estamos sempre perto :-)

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga,o que fica sempre é e sera a amizade que soubemos construir,mesmo longe esse sorriso e boa disposição fazem-me sempre sorrir.

    beijo doce para ti

    ResponderEliminar
  3. Ás vezes também me apetece ir viver para bem longe.
    Mas confesso que so os primeiros dias me iriam dar gozo, sou citadina.

    Beijo mago

    ResponderEliminar
  4. Minha linda,assim que la tiver uma casinha,seras sempre bem vinda nesses dias que te apetecer "fugir"

    Beijos TERNURA

    ResponderEliminar
  5. Também eu sou citadina e não conseguiria viver fora do bulício das grandes cidades. Lembro-me que vivi 10 anos da minha vida perto da Estefânia e já achava que era longe da minha Av de Roma...

    Beijocas Mago lindo

    ResponderEliminar
  6. Bem olha se a tua casa fosse em Sintra,hahahahaha.
    Mas ainda bem que assim é senão,embora cada vez mais as pessoas da cidade procurem sitios longe das mesmas para viverem.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Pois eu acredito que quem vive em constante agitação e não gosta, é um sonho poder sair daí.
    Eu confesso que em cidades grandes não gostaria de morar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. D.Antonia para ti o sonho ja é uma Realidade,lol

    beijos

    ResponderEliminar

DEIXEM A VOSSA MARCA NO MEU TRILHO