domingo, 10 de maio de 2015

TODAS AS HISTORIAS TÊM UM FIM

Entrou em casa e fechou a porta pela ultima vez,tinha acabado de jantar no seu restaurante favorito, de comida Alentejana,dirigiu-se ate a mesa da sala, e pousou o saco que trazia consigo,de dentro dele tirou uma garrafa de whisky de malte,"Cardu",o seu preferido,ao lado colocou o maço de tabaco e o isqueiro,enrolou uma nota e tirou do bolso,aquele saquinho,de cocaina,que colocou também sobre a mesa,e para terminar,uma taça de vidro cheia de comprimidos,que serviam para completar o que tinha em mente naquela noite,ate ao final sempre organizado,pensou,ao mesmo tempo que lhe aflorava um sorriso,no rosto
Levantou-se do cadeirão,que tinha em frente da mesa,foi a cozinha e trouxe um copo alto,gostava de beber por esses copos,voltou a sala e ligou a aparelhagem,colocou alguns cds seus preferidos,tudo sem pressas,tinha prometido que seria assim,rodeado,uma ultima vez pelos prazeres que tinha perdido,em algum ponto da vida,o jantar tinha sido o inicio desses prazeres perdidos.
Na dia anterior,tinha feito amor,com uma amiga que o tinha acompanhado pela vida fora,outro prazer,que não dispensara,nesta caminhada,tinha sido fantástico,outra lembrança que guardava neste momento,agora sentado podia meditar.
Sempre fora um lutador,nada lhe tinha sido dado,teve sempre de lutar por tudo o que desejava,tinha tido tantas ilusões,e outras tantas desilusões,nunca tinha desistido,tinha acreditado,nas palavras e nas pessoas,tinha acreditado no amor,tinha acreditado que podia ser feliz,que tudo não passavam de obstáculos que era preciso vencer,e durante anos e anos,sempre tinha seguido em frente,superando momentos,que julgava não ser possível,serviu-se de mais uma dose generosa de whisky,que foi sorvendo com lentidão,
Não sentia que estivesse a desistir,talvez por isso,se sentia tão calmo e sereno,tinha apenas deixado de acreditar,tinha deixado de sonhar,tinha perdido as ilusões,e quando assim é,pensava ele,que sentido fazia a vida?não conseguia viver uma vida sem sonhos,uma vida em que apenas sobrevivia,dependendo de outros,não conseguindo ser independente,e era ai que entrava,um defeito que reconhecia em si,ser orgulhoso,sentia que a sua dignidade e tudo o que acreditava,se tinha esfumado,desaparecido de um momento para o outro,no inicio,foi á luta.não desistiu,foram anos de batalhas e mais batalhas,quase todas perdidas,quis amar,ser amado,tentou erguer a vida perdida,tudo em vão.
Na mesa,o maço de tabaco ia a meio,tal como a garrafa,não sabia em que altura ou momento,mas tinha dado por si,revoltado com a vida,com as pessoas,com o Mundo,como se o Mundo tivesse culpa,culpava-se sim,por ter acreditado em fantasias,em palavras ditas,por outros,que nada valiam e lhe alimentaram as ilusões,acreditado que seria possível,algo que à muito sabia no seu interior ser impossível,recuperar a sua vida,um pouco da sua dignidade,poder viver e sentir-se vivo.
Ironicamente na aparelhagem ouvia-se a voz de Jim Morrison, uma referência da sua adolescência,que também ele tinha sido um irreverente,do seu tempo,e que tinha desaparecido de forma abrupta.
Sentia-se em paz consigo,a partir da altura em que decidira,que todas as historias têm um fim,e a sua tinha tido muitos bons capítulos,momentos que não mudaria nada,não alteraria uma "virgula" que fosse,outros tinham sido como em todas as "boas" histórias,momentos que serviam para aprender e seguir em frente,até agora.
Tinha fechado a porta de casa pela ultima vez,só que desta vez ficaria dentro dela,despejou,no copo,o resto da garrafa,a nota enrolada e pó branco,iriam ficar ali intactos,tinha sido a sua derradeira prova de resistência à tentação.recostou-se no cadeirão,deixou que a musica o embalasse,deu um gole no copo,e estendeu a mão até a taça de vidro...........

J.C.(2015)

6 comentários:

  1. Costumo dizer que para mim hoje em dia desistir é o verdadeiro acto de coragem...
    (Já te interrogaste porque é que esta publicação não tem comentários?!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo contigo,nesta altura partilho dessa opinião,quando a tive quase sempre opinião contraria.
      Ja sim Pearl,também fiquei um pouco "admirado" de ninguém ter comentado,tenho uma ideia,não sei até que ponto corresponde a verdade

      Bjs

      Eliminar
  2. Profundo.... A vida é feita de escolhas.
    Bjus doces.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei um pouco preocupada com esta publicação, soou-me a despedida. Há tantos momentos de melancolia que nos levam a pensar num fim. Um beijo com ternura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela preocupação Marie,não te vou dizer que é "apenas" um texto" seria hipócrita da minha parte,são momentos que me passam pela cabeça,e talvez por os escrever,consiga,visualizar as coisas de outra forma,sempre fui um optimista,mas ultimamente à alturas que me apetece desistir de tudo,ainda não é desta certamente,mas OBRIGADO,(mais uma vez),pelo carinho e palavras.

      Beijos

      Eliminar

DEIXEM A VOSSA MARCA NO MEU TRILHO