sexta-feira, 2 de maio de 2008

A MINHA TERRA


Estamos perto do dia da Mãe,e veio-me a memória,o sitio onde nasci,Alfama,um bairro tipico de Lisboa,onde ainda hoje mesmo depois de tantos anos e modificações,(infelizmente,nem todas positivas),é para mim sempre um enorme prazer passear nas suas ruas,ouvir as minhas"vizinhas", e conviver com as pessoas do bairro,embora não viva la,com muita pena minha,tenho la muita familia o que faz com que nunca tenha perdido os laços ao bairro e ás suas gentes.

Ainda hoje me lembro com um misto de saudade e alegria,e com um sorriso nos labios,do homem das farturas,que no seu carro branco e com uma buzina estridente,(mas naquela altura,era celestial),vinha as quintas de manha percorrendo as ruas e vendendo as farturas cheias de açucar embrulhadas em papel pardo,(ainda sou multado pela Asae),das varinas que vendiam o peixe de canastra na cabeça e ate dos estivadores(o meu avô foi um deles)que descarregavam os navios a força do seus braços,das tascas(tambem havia uma na familia),em que eu e os meus primos passava-mos as tardes no meio do cheiro a vinho e da serradura no chão,dos homens que jogavam domino e sueca e bebiam os seus copos de "três".

No meio do fado,que ADORO,da sua tristeza e da saudade que fala.

Da alegria e da proximidade entre as pessoas,(tão proximo que se fossemos a janela podiamos cumprimentar o vizinho,lol),das chamadas "ilhas",em que se vivia quase em comunidade,a minha casa estava num patio com mais tres,ou seja aquelas tres familias viviam em perfeita comunidade,e felizmente,tambem em harmonia e amizade.

Dos marinheiros e das prostitutas(que naquela altura não sabia o que era)pois chamavam-lhes mulheres da vida,o que eu tambem sempre achei estranho,lol.

Do Stº. António,e do belo cheiro da sardinha assada,e digo-vos(e alguns que me lêem sabem)sou "doido" por uma sardinhada,hehehehe.

Sou,e com muito ORGULHO....o chamado Alfacinha.

Neste breve partilhar de memorias uma coisa vos digo,tenho um sorriso estampado no rosto e hoje se calhar vou procurar o "homem das farturas",lol.

10 comentários:

  1. Como eu te percebo gandalf..nasci no meio disso tudo..bem pertinho de alfama mas num outro bairro graça..e com a sorte de nao esperar pelo homem das farturas a minha mãe era a mulher das farturas..eh eh
    Mas estou contigo..sou alfacinha, lisboeta, bairrista e adoro!!
    Mainada..beijo

    ResponderEliminar
  2. Amiga linda,ja sei onde vou buscar as farturas...lol

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Eu como loura, não nasci em nenhum bairro típico de Lisboa, sou das Avenidas Novas...rsssss
    Mas tenho imenso orgulho em ser ALFACINHA, adoro esta Lisboa, terra do fado, da sardinha e do chouriço assado.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Adorei a descrição e também o teu blog. Se tivesse que lhe dar um nome chamava-lhe "o blog das emoções" Parabéns mago QUERIDO!
    Gracinha

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Gracinha,que Prazer ter a tua visita.
    É essa a minha intenção ser um espaço de emoções,um lugar onde me dou a conhecer mais um pouco.


    beijos bons e volta sempre

    ResponderEliminar
  6. Lindíssima a forma como descreves a tua terra,gostei imenso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra pelas amaveis palavras e por teres a paciência de leres tantos anos de blog.

      Um beijo enorme

      Eliminar
    2. Não tens que agradecer e no que diz respeito ao blogue,eu gosto de ver sempre tudo do início,eheheh,beijinhos,em breve te farei novos comentários!!

      Eliminar
    3. Fazes muito bem,se é para aproveitar que seja desde o inicio,obrigado então mais uma vez e boas leituras pois vais encontrar algumas interessantes.

      Beijinhos

      Eliminar
    4. ok ok ok,obrigada por me desejares boas leituras!! sim,eu sei que vou encontrar coisas interessantes por aqui!!

      Eliminar

DEIXEM A VOSSA MARCA NO MEU TRILHO